TECENDO LEITURAS

A FÁBULA: O LEÃO E O RATO
Uns ratinhos brincavam às escondidas. O mais pequeno saiu correndo à procura de um esconderijo onde ninguém o encontrasse. Viu algumas rochas e ficou muito alegre por encontrar também uma caverna. Só depois percebeu que a rocha era um leão dormindo, e que a caverna era a boca aberta do leão. O felino ficou muito zangado por ter sido acordado e disse que iria castigar tanto atrevimento.
O ratinho pediu desculpas.
- Prometo que isso não vai acontecer nunca mais.
O leão perdoou o ratinho. Alguns dias depois acordou novamente com os guinchos e as correrias, pensou: "vou dar uma lição nesses ratinhos, se os pais deles não gostarem, morrerão também."
Acontece que uns caçadores esperava há vários dias pelo leão. Quando ele passou debaixo de uma árvore, jogaram a rede e prenderam-no. Ele fez de tudo para sair mas foi impossível. Os caçadores deixaram o leão na rede e foram avisar seus companheiros. O leão lutou muito tempo, e seus rugidos estremeceram a floresta. Depois, cansado, ficou triste. Sabia que os homens iriam matá-lo ou então iriam levá-lo para algum o Jardim Zoolágico.
Passado algum tempo, o leão ouviu uma voz junto de seu ouvido.Era o Ratinho.
- Leão, vim tirá-lo dessa armadilha.
O leão não acreditou. Como é que um animal tão insignificante poderia ajudá-lo?
- Chama alguém maior e mais forte. Tu nunca conseguirás tirar-me daqui - Rugiu o leão.
- Sou pequeno mas tenho os dentes afiados - Disso o ratinho.
Então o ratinho roeu as malhas da rede, uma por uma. Algum tempo depois o buraco ficou grande e o leão pode escapar. Quando os caçadores voltaram, a rede estava vazia.
MORAL DA HISTÓRIA: Algumas vezes os fracos podem ajudar os fortes.
Os pequenos amigos podem revelar-se os melhores e mais leais aliados.