aldeões

Aldeões - nome escolhido para o meu Blog, pois o objectivo deste espaço é colocá-lo à disposição dos meus aldeões- alunos da EB1 da Aldeia de Santo André. Pretendo que aprendam a utilizar esta ferramenta e dela tirarem vantagens: compatilhando trabalhos; construíndo e consolidando os seus conhecimentos, através de uma aprendizagem activa e colaborativa.

2006-12-02

A Feira de Santo André










A FEIRA DE SANTO ANDRÉ

Esta feira também era conhecida pela «feira das mantas».
Era no dia trinta de Novembro, que se realizava esta feira, acontecimento que atraía grande multidão de forasteiros e de gente da região principalmente, por se aproximar o Inverno e haver necessidade se adquirir agasalhos para enfrentar a estação fria: mantas, fatos, calçado...

Esta feira também era conhecida pela «feira da boleta».
As crianças tinham outros interesses e, por isso, chamavam-lhe a feira da boleta porque, do interior do Alentejo, vinham muitos feirantes vender bolotas que, no litoral, não havia. Geralmente, traziam-nas enfiadas em linhas de meia que passavam num pequeno corte feito na casca do fruto e era atada formando uma espécie de colar. Nesta feira, era isso as “feiras” que se davam à maioria das crianças que enfiavam ao pescoço e iam comendo enquanto passeavam. O que tinha mais graça é que toda a gente, mesmo adultos, andavam a passear e a comer, alguns até lambuzados e mascarrados Comia-se, além de bolotas, castanhas assadas, figos passados, amêndoas e alfarrobas que os algarvios traziam, pataniscas de bacalhau, polvo seco, rebuçados de pinhão enrolados em papel de seda branco e rosa.

Esta feira também era conhecida pela «feira das alcomonias».
As tradicionais alcomonias, que só se fazem em Santo André e Santa Cruz. É um doce típico desta região feito de farinha torrada amassada com açúcar ou mel e pinhões. A massa é estendida com o rolo até ter a espessura desejada; depois cortam-se, à faca, losangos que secam ao ar. As vendedeiras desses doces costumavam ficar juntas, sentadas em cadeiras baixas, expondo à sua frente, em cestas abertas forradas de toalhas impecavelmente brancas, as alcomonias embrulhadas em papel branco, às meias-dúzias; ao lado, colocavam um prato com algumas descobertas para que os clientes pudessem provar.

Esta feira também é conhecida pela «feira dos dois meses».
Era assim conhecida porque o primeiro dia de feira é no dia trinta de Novembro e o segundo dia é no dia um de Dezembro.

Esta feira também era conhecida pela «feira do frio».
Esta é uma região muito fria. As pessoas iam embora cedo, antes que o sol de Outono se escondesse envergonhado, atrás do mar, senão começava a fazer frio_ aquele frio que todos conheciam como o «frio da Feira de Santo André», que enchia a pele de cieiro e de gretas que às vezes sangravam.

Pesquisas:
(feita pelos aldeões, alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, junto das pessoas mais velhas da nossa aldeia)
(M. Assunção Vilhena, “Gente do Monte - Recordações da Infância).

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home