aldeões

Aldeões - nome escolhido para o meu Blog, pois o objectivo deste espaço é colocá-lo à disposição dos meus aldeões- alunos da EB1 da Aldeia de Santo André. Pretendo que aprendam a utilizar esta ferramenta e dela tirarem vantagens: compatilhando trabalhos; construíndo e consolidando os seus conhecimentos, através de uma aprendizagem activa e colaborativa.

2006-12-02

Aldeia de Santo André
















Há muitos, muitos anos atrás, todos os santos se reuniram para fazer uma festa no dia um de Novembro.
Havia um santo chamado André, que andava a espalhar a fé de Cristo. Santo André tinha um defeito físico, era coxo, por isso chegou atrasado à festa.
Só chegou no dia trinta de Novembro. Assim a festa de Santo André passou-se a fazer neste dia e foi escolhido para padroeiro desta terra que tem o seu nome.
*Santo André - foi apóstolo de Jesus Cristo era irmão de S. Pedro.
Pregou o Evangelho na Acaia e foi crucificado numa cruz em forma de X a sua festa realiza-se no dia trinta de Novembro.
*Acaia _ região setentrional do Peloponeso, habitado pelos acaios. Formou no século XII um principado do Império Latino, e foi ligado ao Império Bizantino nos começos do século XV.

(Retirado Enciclopédia Lello Universal. Porto, Lello, 1991)


CURIOSIDADES:

... Dizem as pessoas mais velhas da nossa aldeia, que quando está bom tempo, um dia bonito, sem chuva no dia de Todos os Santos ( um de Novembro) também estará no dia de Santo André (trinta de Novembro).
Se estiver mau tempo, chuvoso no dia de Todos os Santos, também estará no dia trinta de Novembro, dia de Santo André.

Há anos atrás, quando ainda faziam a festa ao Padroeiro desta terra: Santo André, as pessoas vinham à igreja para assistir à missa e então aproveitavam a ocasião festiva para baptizarem os seus filhos. Escolhiam uma pessoa, a mais abastada da aldeia para padrinho. Nesse dia, este senhor, apadrinhava todas as crianças, da mais nova à mais velha.

Recolha feita pelos aldeões, alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade, junto das pessoas mais idosas da nossa aldeia

2 Comments:

  • At 11:45 AM , Anonymous Anonymous said...

    A nossa escola é fantástica.

     
  • At 2:13 PM , Anonymous Anonymous said...

    A nossa escola é fantástica.

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home