aldeões

Aldeões - nome escolhido para o meu Blog, pois o objectivo deste espaço é colocá-lo à disposição dos meus aldeões- alunos da EB1 da Aldeia de Santo André. Pretendo que aprendam a utilizar esta ferramenta e dela tirarem vantagens: compatilhando trabalhos; construíndo e consolidando os seus conhecimentos, através de uma aprendizagem activa e colaborativa.

2006-11-29

Lenda da Mandorelha


No lugar da Mandorelha (Cercal do Alentejo), há um muro que tem uma janela que é aberta na altura das cheias para a água não fazer tanta pressão. Diz-se que nas noites de São João, ao bater a meia-noite, aparecia por ali uma donzela de cabelos loiros a pentear-se com um pente de ouro. Também quase ao fim da descida desse regato se dizia haver ali um pequeno curso de água onde, por vezes, aparecia um carro puxado por dois bois de ouro. Na vila do Cercal do Alentejo ainda hoje existe a Casa das Heras que funcionou como uma espécie de cativeiro, tinha uma pesada porta de ferro à frente e atrás uma abertura que então dava para uma queda de água revolta, mas agora só ali vemos um manso curso de água.
A lenda diz que um pai fechou ali a filha e lançou a chave para as águas para ela não sair de lá com vida. Nos primeiros tempos ouvia-se a rapariga a cantar e as pessoas viam-na pentear-se junto à abertura que dava para a queda de água mas passados uns tempos deixou de dar sinal de vida. Mais tarde ouve quem se atrevesse a entrar na Casa das Heras mas só encontrou o chão gasto de ela tanto andar o mesmo curto caminho. Dela, nada! O que lhe teria acontecido? Nunca se encontrou o corpo, ela tinha desaparecido sem deixar rasto! Depois desta visita as pessoas começaram a vê-la nas noites de São João, à meia-noite, a pentear-se ao postigo com pente de ouro.

(
“Portugal Lendário” de José Viale Moutinho - página 285)

Pesquisa feita pelo André Monteiro (3.º ano)

5 Comments:

  • At 12:58 PM , Blogger Lena Fernandes said...

    Adorei fazer este trabalho.Milene

     
  • At 8:34 PM , Anonymous Anonymous said...

    mentira

     
  • At 8:36 PM , Anonymous Anonymous said...

    ai adoraste.Fui eu que fiz essa pesquisa.

     
  • At 8:38 PM , Anonymous Anonymous said...

    Milene se ficasses no meu lugar não devias gostar porque tive muto trabalho a fazer a pesquisa.

     
  • At 8:40 PM , Anonymous Anonymous said...

    a verdade vem sempre ao de cima.

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home