aldeões

Aldeões - nome escolhido para o meu Blog, pois o objectivo deste espaço é colocá-lo à disposição dos meus aldeões- alunos da EB1 da Aldeia de Santo André. Pretendo que aprendam a utilizar esta ferramenta e dela tirarem vantagens: compatilhando trabalhos; construíndo e consolidando os seus conhecimentos, através de uma aprendizagem activa e colaborativa.

2008-04-04

TECENDO LEITURAS


A SENTENÇA DO REI SALOMÃO

Era uma vez um rei muito famoso pela sua sabedoria e a sua justiça.

Um dia, recorreram a ele duas mulheres para que julgasse uma grave contenda entre elas. Viviam na mesma casa e cada uma tinha dado à luz um filho. Certa noite, um dos meninos morreu e sua mãe, aproveitando o sono profundo da outra mulher, trocou-os, ficando ela com o menino vivo. De manhã, quando a segunda mulher acordou, viu que aquele menino morto não era o seu.

Foi ter com a companheira e disse:

_ Devolve-me o meu menino e enterra o teu.

_ Não digas tolices, mulher, o teu filho morreu. Quis o Senhor que o meu vivesse, tens que te conformar!

Como não se entendiam, foram ter com o rei Salomão para julgar o caso. Depois de as ouvir, o rei ordenou:

_ Trazei-me um espada que eu próprio divido o menino ao meio e cada uma fica com metade.

Ao ouvir estas palavras, a primeira mulher disse:

_ Parece-me justa a sentença.

Mas a segunda gritou:

_ Senhor, peço-vos de joelhos, não façais tal crueldade! Dai-lhe o menino a ela, mas o mateis!

Então o rei Salomão, retomando a palavra ordenou:

_ Entregai o menino a esta mulher, pois ela é a sua mãe verdadeira.

Tão justa e sabia sentença ficou para sempre na memória de todos.

(conto adaptado da Bíblia Primeiro

Livro dos Reis, cap.3 vers.16 a 28)

(Trabalho realizado pelos aldeões / alunos do 4º ano)

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home