aldeões

Aldeões - nome escolhido para o meu Blog, pois o objectivo deste espaço é colocá-lo à disposição dos meus aldeões- alunos da EB1 da Aldeia de Santo André. Pretendo que aprendam a utilizar esta ferramenta e dela tirarem vantagens: compatilhando trabalhos; construíndo e consolidando os seus conhecimentos, através de uma aprendizagem activa e colaborativa.

2006-11-10

A Lenda de São Martinho



Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.
Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam. De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.

Trabalho feito pelos alunos do 3º ano (Rita, Matilde, Joana, André e Diogo)

5 Comments:

  • At 10:12 PM , Blogger dragon said...

    nunca tinha ouvido esta lenda
    obrigado, já aprendi com os aldeões

     
  • At 10:33 PM , Blogger Luisa Porto said...

    Não conhecia a lenda!
    Ainda bem que passei por aqui porque a minha filha tinha esse tpc para fazer!

     
  • At 12:26 AM , Anonymous Anonymous said...

    Tambem não conhecia esta lenda mas ainda bem que existe o blog dos aldeões para nos ensinar estas coisas.

     
  • At 1:47 AM , Blogger M.ª de Balsamão said...

    Ora sim senhor :)
    Estou a gostar de ver aldeões! :)
    Já conhecia a lenda, do tempo em que a trabalhava com os meus alunos. Confesso que já tenho saudades de trabalhar o S. Martinho com meninos pequeninos como vocês :).
    Huum... e como é?
    Já tenho saudades vossas, dos desafios e do trabalho que juntos fazíamos na Comunidade.
    Parece-me que t~em que a divulgar aqui no vosso Blog, não?
    Bom... quando quiserem, estarei pronta e com muita vontade de vos recomeçar a desafiar, para trabalho colaborativo on-line.
    Vou passando por aqui, sempre, já sabem.
    Beijo muito grande para vocês, da vossa amiga,
    Prof.ª Samy :)

     
  • At 11:28 PM , Blogger Juliana said...

    essa história é diferente da que trabalhamos na escola mas vou usar essa versao no meu trabalho!

    vlw

     

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home